As pessoas ainda usam cheques?

As pessoas ainda usam cheques?
O cheque ainda é um ótimo método de pagamento. Entenda mais sobre isso neste artigo.

O cheque é uma solução financeira criada séculos atrás. Na verdade, ele já foi o protagonista dos meios de pagamento no Brasil, tornando-se o maior deles no passado. Entretanto, com a chegada dos pagamentos eletrônicos, o cheque perdeu sua força e foi substituído pelo cartão de crédito.

Há uma grande dúvida que muitas pessoas têm: o uso de cheques ainda é comum no Brasil? Será que ele ainda existe? A resposta a estas perguntas está neste texto. Leia e entenda mais sobre este assunto – ainda – importante.
O uso de cheques ainda existe no Brasil?
O cheque não está morto, ainda circula no país como uma ordem de pagamento em dinheiro e como um acordo verbal pré-estabelecido – neste último caso, existe um prazo para liquidação, também conhecido como cheque pós-datado. Geralmente é muito utilizado por pequenas empresas.

Um dos maiores receios dos proprietários de empresas de receber por cheque é a possibilidade de não ter fundos. Por este motivo, este meio de pagamento só é aceito por clientes que já têm um relacionamento longo com a empresa. Desta forma, o risco de perda pode ser reduzido.
Quais são as soluções financeiras alternativas para o cheque?
Embora o cheque tenha sido amplamente utilizado no passado e ainda seja uma das soluções financeiras disponíveis no Brasil, existem outras alternativas que você pode optar. Veja quais são essas alternativas.
Cartão de crédito
É improvável que uma empresa não aceite o pagamento por cartão de crédito. Esta é uma das opções mais seguras do mercado. O portador do cartão recebe um limite para suas compras e tem até 40 dias para pagar a conta. 

Vale notar que a empresa receberá pagamento pela compra independentemente de o cliente pagar sua conta ou não, pois em caso de inadimplência, é o banco que executará a cobrança.

Boleto Bancário
Neste caso, o cliente precisa gerar um boleto com o valor da compra e fazer o pagamento dentro do prazo estipulado. Se isto não acontecer, a compra é automaticamente cancelada e o cliente não receberá o produto.
PIX
Este método de pagamento é simples, rápido e seguro. O cliente só precisa digitar a chave do pix da pessoa ou empresa que ele pretende pagar, o valor e a senha. É isso mesmo! Em poucos segundos, o dinheiro é transferido para o destinatário. Sem custos e contratempos.
Quais são as vantagens de utilizar um cheque?
Ainda há vantagens em utilizar um cheque mesmo com tantas opções no mercado? É claro que há! E nós explicamos por quê. Confira!
Segurança
Quando você nomeia o cheque, ou seja, você escreve corretamente o nome do beneficiário, ele não pode ser descontado por nenhuma outra pessoa. Além disso, o banco também pode emitir o cheque "não à ordem", pois isso impede que o dinheiro seja recebido por terceiros.
Manuseio de grandes somas de dinheiro
Com o cheque você pode fazer com segurança grandes movimentos financeiros, já que não requer limites de transação. Por este motivo, ele é amplamente utilizado para fazer pagamentos por bens imóveis e outros bens de maior valor.
Menos taxas
O cheque não tem custos operacionais como nas máquinas de cartão de crédito, portanto pode ser passado adiante. Por exemplo, neste caso, o cliente paga sua dívida à empresa e a empresa passa este cheque para pagar seu fornecedor. Além disso, o cheque não tem limites em termos ou valores.

Veja como o cheque ainda é um excelente meio de pagamento? Então, se você ainda estiver em dúvida se deve ou não utilizá-lo, a resposta é: sim, você pode. Entretanto, leve sempre em consideração se seus credores aceitam ou não este método.